PAINTING    DRAWING    GRAPHIC    DESIGN    ENVIRONMENT    PROJECTS    VIDEO    BIO           
SUITE DAS NOITES BRASILIANAS

NOITES BRASILIANAS  
por Severino Francisco 

6/12/2010

 

Certa vez, ao me ouvir falar que considerava os desenhos que w. Hermusche realizou sobre as noites de Brasília, na década de 1980, um dos melhores registros visuais sobre a cidade, uma amiga elegante e generosa me ofereceu uma obra do artista.”Mas, você não gosta do desenho do artista?” perguntei. E ela respondeu: “Adoro, mas acho que você ainda gosta mais”. Declinei da gentileza, pois, na verdade, o que me preocupava era o fato daquele belo trabalho sair de circulação e ser destituído da história da cidade.
 
            Por isso, com prazer recebi a notícia que Hermusche montaria uma nova exposição e lançaria um álbum com reproduções de sete desenhos da série. Hermusche integra uma geração que se empenhou em empreender pesquisas no sentido de criar uma identidade musical, poética, cinematográfica e visual para Brasília, uma cidade artificial e que teve sua história atropelada por um regime militar. Uma cidade que se apresentava como um território livre ou um papel em branco a ser ocupado, demarcado e sinalizado.
 
            O espaço em que Hermusche se move é o das noites brasilianas e o seu posto de observação é a janela do apartamento, do ônibus ou do seu carro em movimento. Se a gente comparar a noite de Brasília com a de outras capitais vai constatar muitas diferenças. A de São Paulo, por exemplo é o caos de maquinas, ruídos, sirenes e luzes. Na “Prece do mineiro do Rio”, Carlos Drummond de Andrade escreveu que era uma cidade onde “voz e buzina se misturam”.
 
             A noite de Brasília é silenciosa e espacial. Por isso,  mesmo no horário de rush, o barulho dos carros soa como algo espectral. É essa atmosfera que Hermusche capta em seus desenhos. Ele se deixou marcar e deixa também a asua marca na cidade. A Brasília concisa e derramada, concreta e sideral, concebida por Lucio Costa e Oscar Niemayer, é refratada sob as luzes dos carros, dos postes e dos letreiros luminosos dos shopping centers. É uma estética neon-concreta.
 
            Esta mirada sobre Brasília poderia resvalar perigosamente para o território da arte pop ou da assepsia publicitária. Mas Hermusche dribla a armadilha com muita habilidade. Ele redesenha Brasília com algo do gesto visceral do grafite, das granulações de vídeo, das rasuras do traço e da inconclusão de um esboço. Há algo de erro nesses desenhos que humaniza Brasília. O que reponta nas noites brasilianas de Hermusche é uma outra Brasilia refundada em cima da Brasilia criada por Lucio Costa e Oscar Niemayer: cinética, eletromagnética, lisérgica impressionista e expressionista. É uma Brasília espectral sob o bombardeio das luzes da cidade. 
 
Hermusche injeta uma alma elétrica na paisagem silenciosa e noturna de Brasília. 
 


ALL IMAGES AND SITE CONTENT COPYRIGHT © 2024 HERMUSCHE - ALL RIGHTS RESERVED
Berlin
Revaler Strasse 7, 10245
Berlin, Germany
Fine Art Prints available formats | Formatos disponíveis

137 x 240 cm | 58 x 96 inches
120 x 210 cm | 48 x 84 inches
100 x 175 cm | 40 x 70 inches
85 x 150 cm   | 34 x 60 inches
57 x 100 cm   | 22 x 40 inches
40 x 70 cm     | 16 x 28 inches